segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dia Mundial da Internet


Pois é, nem parece mas hoje se comemora o Dia Mundial da Internet: a tão famosa rede mundial de computadores!!! Será que o tempo passou tão rápido assim? Ele voa mesmo e a cada segundo uma novidade pinta na web! A febre do momento é o twitter: essa ferramenta bacana que você posta uma frase de até 140 caracteres e os seus seguidores leem! Hoje mesmo tive uma experiência bacana no twitter: escrevi um post exatamente sobre o Dia Mundial da Internet e lancei uma pergunta: você viveria sem ela?

O mais legal disso é que minha conta do twitter é conectado com a minha conta no facebook, e aqui no meu blog também, e as pessoas, sem seguida, começaram a responder a minha questão no meu facebook!!!! É isso aí, essa é a lógica da rede mundial de computadores!!! Parece que você nunca está sozinho nessa imensa rede de bilhões e bilhões de sites... E não estamos mesmo, jamais!!!!

Bom, eu mesma decidi tambpem refletir sobre a minha questão e por isso entrei no meu blog para relembrar como a minha experiência com a internet surgiu!!! Tudo bem, isso já faz um bom tempo, ele passa mesmo!!!! Tudo começou ainda na universidade (UEPG), no ano de 1996, quando eu era bolsista do CNPq e desenvolvia um projeto de pesquisa sobre Mídia e Cultura. Naquele mesmo ano, tinha sido inaugurado o laboratório de internet da UEPG e somente professores e alunos pesquisadores tinham acesso ao local. Então, eu tive esse privilégio de começar a navegar e explorar essa tal de internet!!!!

Naquela época, nossa que engraçado, a gente não ouvi falar muito de MSN e nem do tão famoso e indispensável Google! Nossas pesquisas diárias eram feitos no Cadê e a gente falava com as pessoas de qualquer parte do mundo pelo famoso ICQ: aquele negócio maluco cheio de letras e número que mais parecia um código... Confesso que nunca entendi direito como aquilo funcionava e logo passei a usar o MSN!

Eu e a web realmente foi um caso de amor a primeira vista! Desde que comecei a usar para fazer as minhas pesquisas na universidade, eu não parei mais de usar. No ano seguinte, em 1997, eu terminei o projeto de pesquisa e já tinha que começar a pensar em outro para o ano seguinte: o projeto de conclusão de curso. De tanto navegar na internet, eu percebi muitos veículos de com unicação tradicionais indo se aventurar no mundo online. O UOL foi lançado em 1995 e alguns outros meios de comunicação ainda engatinhavam no universo online.

Mas isso serviu para despertar a minha curiosidade sobre o jornalismo online. Em sala de aula, nenhum professor do meu curso falava sobre o tema e a realidade da internet para eles e para os alunos ainda era algo como ficção científica!!! Lembro-me bem naquela época que muita gente era bastante cética em relação à web, muitos contra até e alguns que achavam que ela simplesmente não iria passar de um modismo qualquer!!! Ledo engano! Eu tinha absoluta certeza de que não e no último ano de faculdade desenvolvi meu projeto de conclusão de curso, onde fiz uma pesquisa sobre jornalismo online e a comparação entre as versões impressas e online de alguns dos mais importantes jornais do país, como a Folha de São Paulo.

De lá pra cá, muita coisa já mudeou na internet e muita coisa ainda vai mudar! E sinceramente eu já não posso viver sem ela. Consigo ficar sem meu celular, sem ver TV, sem ler um jornal impresso e sem ouvir rádio, mas sem navegar na rede mundial de computadores, de jeito nenhum! Hoje em dia é prático de mais ter uma caixa de e-mail, navegar em sites sobre o tema que você imaginar, fazer compras pela web, acessar a sua conta bancária ou simplesmente conversar com seus amigos pelo MSN ou pelas redes sociais!!!!

A internet mudou até o destino da minha profissão e deu o rumo para a minha carreira profissional. Depois da minha pesquisa sobre jornalismo online eu tive a certeza de que me especializaria em conteúdo para a web e que isso seria o meu futuro breve e atualmente é o meu presente a longo prazo!!! Apesar de tanta coisa inútil que existe nas mídias tradicionais e na rede também, eu dous os meus parabéns para ela!!!!

Se você também quer contar como é a sua experiência com a rede mundial de computadores, entra lá no meu facebook e comenta: clique

Nenhum comentário: