terça-feira, 18 de março de 2008

CUIDADO COM O DRAGÃO CHINÊS


Já foi o tempo em que o dragão que mais assustava os povos, principalmente os brasileiros, era o enorme monstro da inflação. Atualmente, o dragão que mais assusta é a China e o seu dragão chamado progresso capitalista. Quietinhos e bem disfarçados de progressistas preocupados em colocar o país na modernidade, o capitalismo “à la China” avança sem nenhuma restrição e controle. Bilhões de chineses trabalham feitos escravos loucos para produzir em série e espalhar produtos “made in China” por todo o planeta. Veja a etiqueta do seu último tênis Nike, e da sua raquete de tênis? Onde eles foram fabricados? Lógico: na China!

No mesmo caminho dos EUA!

Discretamente, o país oriental quer, na verdade, assumir a posição que hoje ainda pertence aos Estados Unidos da América de líder mundial e potência econômica. Com a crise anunciada da economia norte-americanos, a população mundial que se cuide, pois, lentamente, o dragão chinês, ainda filhote, está em fase de crescimento. E que crescimento. A ameaça do pequeno dragão chinês é tão real que os EUA tanto já perceberam que estão correndo atrás do prejuízo. Economicamente está difícil concorrer com a produção chinesa e a exploração da mão-de-obra barata dos bilhões de chineses. Esta semana, a Casa Branca divulgou o valor do orçamento militar americano para o ano fiscal 2009: US$ 515,4 bilhões. Tudo isso? Sim, pois o objetivo principal é manter a superioridade em relação ao arsenal bélico da China. Então, o jeito é pelo menos tentar não ficar atrás em poderio militar, se bem que qual país poderá ter um exército tão numeroso, caso fosse necessário? Praticamente nenhum. Pois é, o pequeno dragãozinho é mesmo poderoso e o mundo que se cuide!

Sou contra a violência do governo chinês

Sou contra as mentiras da televisão estatal chinesa sobre a violência no Tibete. Por isso, sou a favor do boicote dos Jogos Olímpicos de Pequim caso a violência continue nas ruas e a mídia chinesa continue espalhando mentiras sobre o conflito. É incrível como um veículo de comunicação estatal, muitas vezes, pode ser ainda mais prejudicial à sociedade como um todo do que as mídias comerciais. O governo chinês não pode simplesmente sair matando a tiros os tibetanos que protestam em favor do Tibete nas províncias da China. Que progresso capitalista é este? Será uma mistura de progresso e terror? De que lado você está?

Um comentário:

ahb1956 disse...

Feliz Páscoa!!! Sem ovos chineses espero....Arnaldo